Conheça a história do jeans – Parte 1

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Conheça a história do jeans – Parte 1

O jeans é uma peça do vestuário que faz parte do nosso dia a dia. Estamos tão acostumados com ele que temos a leve sensação de que essa é uma “daquelas coisas que sempre existiu”. A verdade é que o jeans como conhecemos hoje existe há 146 anos. É incrível pensar como um tecido conseguiu se popularizar de tal modo a ponto de ainda estar na moda, não é verdade? Pensando nisso, preparamos esta web-série especial, onde vamos recontar a história do jeans, desde a sua descoberta até a sua popularização.

Origem do tecido

Para começar, no primeiro capítulo, vamos voltar a época da invenção deste tecido. Uma curiosidade é que a sua origem explica justamente porque atualmente nos referimos ao jeans como denim.

De origem francesa, o tecido foi lançado em 1792 na cidade de Nimes, na França. Com o reconhecimento do produto, logo começaram a chama-lo de “Tecido de Nimes” e que com o passar do tempo foi sendo abreviado para Denim.

O “Tecido de Nimes” tinha como principais características a robustez e durabilidade, o que o tornou atrativo para quem trabalhava no campo. Os marinheiros italianos do porto de Génova também adotaram o tecido.

Chegada aos EUA

O denim só chegou aos Estados Unidos 61 anos depois, em 1853. Nesta época, estava o país passava pelo auge da corrida do ouro. É neste ponto da história que introduzimos uma figura chave na consolidação do jeans: Levi Strauss. Na época, Strauss tinha cerca de 24 anos e ganhava a vida vendendo lona para carroças dos mineiros.

Em uma conversa com um dos trabalhadores, ele percebeu que as roupas dos mineiros não aguentavam bem o dia a dia de trabalho e teve a ideia de fazer um par de calças com o tecido da sua lona. O par de calças na cor marrom foi um sucesso, mas tinha um problema: não era flexível o bastante.

Levi Strauss resolveu ir a Europa buscar um tecido que fosse resistente e flexível o suficiente. E foi lá no “Velho Continente” que ele encontrou o jeans. O resultado foi um verdadeiro sucesso de vendas.

O produto foi se popularizando cada vez mais. Strauss como tinha um ótimo faro para os negócios foi melhorando as calças ao longo do tempo e em 1890 apresentou o denim na cor índigo como parte de uma estratégia para torna-lo mais atrativo.

Em nosso próximo capítulo você vai conhecer como o jeans se popularizou, deixando de ser um produto exclusivo para o trabalho nas minas e ferrovias.

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