Tecnologia Dribla a Crise de Água

Pesquisa revela que, para driblar a crise, o segmento jeanswear vem investindo em tecnologia. Atualmente 45% das empresas listadas contam com máquinas de marcação a laser instaladas e 55% com geradores de ozônio, uma alta de 22,5% e 21,6%, respectivamente, sobre 2014. Outro dado mostra que 53% delas trabalham com máquinas de marcação 3D, que representa aumento de 10,5% no mesmo período.

 

Com custos de água, energia elétrica e mão de obra mais altos, no momento não há outro caminho para as lavanderias se manterem competitivas, avalia o diretor da Hi-Tech, Paulo Jório. A empresa vem fabricando produtos há 19 anos e há três passou a ofertar também máquinas de alta tecnologia. Em 2015, as primeiras vendas foram concretizadas: dez máquinas de impressão e marcação à laser. A expectativa é encerrar 2015 com 25 máquinas vendidas. Em meados do segundo semestre de 2015, a Hi-Tech pelaneja colocar no mercado um novo gerador de ozônio, por plasma. De acordo com o gerente de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos da empresa, Júnior Soteras, essa tecnologia permite produzir ozônio em alta concetração, requerendo menos oxigênio para a obtenção do gás 0³, combinação que, ao final do processo, vai também demandar menos energia elétrica.

Fonte: GBL Jeans

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