Conheça a história do jeans – PT 2

A-história-do-Jeans-PT2-Hi-Tech

Conheça a história do jeans – PT 2

No segundo e último capítulo da nossa série sobre a história do jeans vamos relembrar como o denim se popularizou e se tornou uma peça presente em todos os guarda-roupas. Vamos conhecer um pouco das mudanças e eras deste produto e que o tornam especial para nossa cultura.

Popularização

Como vimos no capítulo anterior, o jeans havia conseguido seu espaço entre os trabalhadores rurais, os mineiros e ferroviários. Ao longo dos anos, Levi Strauss foi aprimorando sua criação acrescentando adereços, como botões de metal, etiquetas de couro e bolsos traseiros.

Apesar da aparente adesão ao jeans, as peças eram vistas como apenas roupas de trabalho, por tanto, não eram exatamente um artigo de moda. Tudo isso veio mudar a partir de 1930, quando as peças foram utilizadas nos filmes hollywoodianos.

Outro fator que contribuiu para que o denim se popularizasse foi a demanda do exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial. O tecido foi utilizado nos uniformes dos soldados americanos, fato que impulsionou sua fabricação.

Mudança de imagem

Se o jeans ganhou um ar mais jovem e despojado, muito se deve ao ator James Dean. Jovem, bonito e estiloso, o rapaz conquistou o público com o filme “Juventude Transviada”, lançado em 1955. Graças ao carisma do seu personagem no longa, Dean conseguiu transmitir para as pessoas a visão de que o jeans é uma peça de roupa descolada, símbolo da juventude.

Linha do tempo

Para acompanhar a evolução do uso do jeans na moda, fizemos uma linha do tempo resumindo as principais tendências.

– 1960 e 1970: Na década de 1960 o clássico modelo de calças jeans, a 501 era o mais badalado do momento, sendo utilizado por trabalhadores e por astros do cinema.

Na década seguinte, 1970, foi a vez das calças bocas de sino tomarem conta. O movimento hippie foi um dos grandes impulsionadores dessa moda.

– 1980-1990: A década de 80 é marcada pelos figurinos exóticos. Neste cenário, a modelagem do momento eram as calças estilo baggy, que possuíam a cintura alta e caimento mais largo no corpo.

Surge posteriormente também surgem os yuppies –um público caracterizado como jovem, de classe média-alta, que trabalhavam em grandes empresas, tendo como figurino característicos os ternos, gravatas, casacos de grifes e muita alfaiataria.

É neste período que o jeans embarca na chamada alta costura. Inclusive, a Versace vestiu modelos com jeans nas passarelas.

Na década de 1990, o grande destaque eram as calças cintura alta e caimento reto. Hoje essas peças são apelidadas de “mom´s jeans”.

– 2000 – atualmente: No início do novo milênio o que estava em alta eram os looks todos em jeans e as calças de cintura baixa. Curiosamente uma celebridade que impulsionava essa tendência era a cantora pop Britney Spears. Ela e o namorado foram combinando um look todo em jeans no red carpet de uma premiação. Tal fato virou um marco na cultura pop.

Atualmente o jeans é amplamente utilizado tanto no vestuário popular quanto nas passarelas de moda. Cores, formatos e peças não faltam no mercado.

E aqui finalizamos esse passeio pela história do jeans. Esperamos que você também tenha gostado de todo essa jornada e veja com outros olhos o jeans que você veste.

Sem Comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.